Thursday, October 09, 2008

Minha luta, parte 1 de ... (espero que não passe de 2)

Esse título é marcante, lembro que um tempo atrás saiu até um livro com o mesmo título (ao menos a tradução dele era essa) sobre a luta de Hitler. Meu caso é um pouco menos nobre e não deverá afetar o mundo todo (embora no atual estágio das coisas espero que pelo menos alguém morra). Mesmo assim eu escrevo isso como um relatório dos meus problemas em conseguir um estágio.
Logo depois de conhecer um pouco da minha faculdade já estava ciente de que um dia eu teria que fazer um estágio para me formar. Ótima idéia, pensei, mas não esperava que essa seria a minha cadeira mais difícil. Cálculo? Fixinha. Equações? Passei com A estudando um dia antes das provas. Derrotei todos grandes monstros da engenharia rindo.
Acho interessante deixar claro os conselhos dos professores: "Recomenda-se, que além do Estágio Supervisionado, o aluno faça estágios, a partir do sexto semestre do curso. Antes da integralização desta etapa do curso, o estágio pode comprometer seu desempenho acadêmico." Fonte: http://www.mecanica.ufrgs.br/.
Fiz os seis primeiros semestres como pediram, sempre mantendo as boas notas. No sexto veio uma bolsa que eu achei intessante paticipar, então apartir do sétimo resolvi procurar o estágio. Tenho cadastro em tudo que é empresa de integração empresa-universidade. Meu CPF é mais público que que a bunda da Gretchen, me adimiro nunca ter chegado nenhum cartão de crédito aqui em casa.
Já preenchi tanto cadastro em empresas que sei decor até a data em que foi feita minha identidade, sei as identidades da minha mãe e pai decor. Pelo menos posso dizer que sou uma das pessoas que mais conhece a sí mesmo. Pelo menos quanto aos números legais. hoje em dia todas as vezes que eu preencho um cadastro eu penso: "Por quê não criam um cadastro padrão com todos esses dados pra não ter que preencher ele todas as vezes". Outra coisa que volta e meia me faz rir é quando me dou conta que falta perguntas no formulário. As vezes eu não vejo a pergunta "qual o número da carteira de motorista" e me chama atenção. Bom, vo parando por aqui senão daqui a pouco eles estão pedindo quantas vezes eu cago por dia.
Já fiz tantas entrevistas de estágio que já decorei até as perguntas das psicólogas. Minhas preferidas são: (1)se eu concordo que o dia tem 24h. Uma pergunta simples? De forma alguma. Pra começo de conversa o dia tem suas 23 horas, 59 minutos e 56 seilá o que. Número dois, se a pessoa está viajando num avião, quantas horas tem o dia dessa pessoa? Mas dai pensando nisso tu vai responder que não concorda com isso? Aposto que 99,9% das pessoas me chamaria de louco por uma resposta dessas. Se eu tivesse alguma chance de explicar porque eu não concordo que o dia não tenha 24 horas eu até responderia que não. Outro motivo para responder que eu concordo com as 24 horas é que se não concordasse eu estaria sendo enquadrado no mesmo grupo de pessoas que acredita que "quando acorda o seu coração não está batendo". (Esses testes vem com cores nas perguntas, dai fica fácil saber a que categoria de pergunta estamos respondendo).
A pergunta (2) "Você acha que faz coisas sexuais que a sociedade desaprova? Responda em escala de 1 a 5, sendo 1 para não concordo e 5 para concordo plenamente". Essa é pra filosofar. O que é normal para a sociedade? Se eu pensar na Gretchen novamente eu sou o virgem. Se eu pensar na Madre Teresa de Calcuta eu sou o cara mais tarado do mundo. Boquete é aprovado pela sociedade? Punheta? Paro por aqui? Eu ainda não sei o que eles avaliam nesse teste. Mas eu acho que ele me elimina algumas vezes.
A sim, quanto a "ele me elimina". Agente nunca tem uma resposta descente sobre o porquê de não ser aprovado. Eles não ligam devolta nem pra mandar bem longe. Como eu gostaria de ouvir uma resposta do tipo: "Veja bem Pablo, o Sr. é um demente desprovido de capacidade para ter um vínculo de estagiario nessa empresa." Iria machucar sim, mas seria uma resposta.
Os motivos para não conseguir o maldito estágio são diversos: "agente não pode te dar a segunda e a quarta de manhã para ir pra aula", "tu vai ter que assinar 30 horas e fazer 40", "agente não paga nem teu deslocamento (espero que esse cara morra com um bolo de dinheiro no cú)", "agente precisa de alguém disposto a deixar a faculdade de lado! (tá certo que a faculdade hoje em dia não vale nada, mas mesmo assim ela É importante)".
Nesse mundo capitalista malvado, que é o melhor que temos, como poderia uma empresa sobrevier se seus funcionários trabalhassem a hora que quisessem e recebessem o quanto quisessem? Não culpo eles por não aceitarem minhas condições de aluno da ufrgs (assim em minusculo mesmo). Nem todas empresas vivem de fazer softwares (microsoft), algumas tem que controlar o horário dos funcionários.
Meu grande obstáculo ao estágio é realmente a faculdade. Essa que existem por causa das empresas que pagam os impostos que irão pagar o salário dos professores. Essa que se mostra tão ingrata quanto a deixar algumas cadeiras no final de curso para o turno da noite. Essa que se pos em cima de um pedestal e ali está achando-se intangível. Mas isso é discussão pra outra cervejada.
Enfim, aquilo tudo foi só a introdução. Recentemente entrei em contato com uma empresa que parecia que ia me por um fim às buscas de estágio. Me deram alguns dias livres de manhã, me pagam pouco, mas eu to querendo mesmo é aprender então não vejo problema com isso.
E aqui começa a Minha Luta. Conseguir que a faculdade que me exige o estágio me deixe fazer o estágio. Minha empresa de intermédio faculdade-empresa era a estagiar (eu amaldiçoo esse nome). Passei por tanta entrevista lá que já sei o nome de todas psicólogas e algumas até sabem o meu. Estava tudo certo entre a empresa e eu, era só passar na estagiar e pegar os papéis. Infelizmente, existe uma lei que regulamenta os estágios agora, e ela não permite que eu faça 8 horas num dia e 4 no outro para fexar 6h. O máximo por dia é 6h. Não entendo porque. Passei esses 9 semestres da faculdade como cachorro, com até 10 periodos de aula por dia, mais o tempo de onibus. E agoa eles simplesmente não querem me deixar trabalhar mais de 6 horas.
Fui envão até essa maldita estagiar em vão. Alias, em vão não, eu consegui meu chá de cadeira de 3 horas lendo a revista Caras (não pra dizer, mas deveriam proibir essa revista de ser vendida. Toda vez que se vai no médico ele só tem essa revista. E jogue a primeira pedra quem já foi no médico e conseguiu não esperar mais de uma hora para ser atendido. Já não chega o Faustão no domingo porra!)
No Brasil as coisas funcionam assim: se existe uma lei para regulamentar algo, deve-se burla-la. Caso contrário o país não anda. Não pense nisso como algo difícil, existem mais pessoas que trabalham em burlar a lei do que em cumprir a lei. Ou seja, troquei a empresa de intermédio.
Lá foi uma beleza, em meia hora, lendo Isto É, me deram os papéis do estágio.
Esses eram 4 papéis iguias, sobre o dia que eu comecei, o dia que eu vou sair, as horas que eu vou fazer e as atividades que eu vou desempenhar no estágio. A ordem que essa empresa me passou seria de conseguir 3 assinaturas pro papel; a minha, a da empresa que me daria o estágio e um da faculdade. Isso em uma semana. Fácil? Quando se trata de fazer servidores públicos trabalhar, mesmo que seja só rabiscar um papel, isso soa pior que uma missão impossível.
Fui atras da assinatura da faculdade por primeiro, um tal de SAE eu teria que visitar. Tava em greve, como eu sabia que o tempo era meu inimigo entrei naquele treco lá correndo do segurança. Que veio atras de mim e me levou "gentilmente" pra fora pelo braço.
Bom, já que tava na faculdade fui adiantar as coisas. Passei no DEMEC que deve ser alguma adminstração da eng mecanica, pra ver se eu podia fazer algo a mais. A mulher me deu o xerox de uma fichinha mimeografada (pois é, eu também achava que não existia mais isso) pra completar. Segundo ela eu precisava dessa ficha pra conseguir a assinatura do SAE.
A ficha era tão ridícula quanto a qualidade dela, pedia alguns dados da empresa e só, nem assinatura nem nada.
Mesmo assim eu não sabia responder o endereço da empresa e tive que ir até a empresa pra preencher. Chegando lá preenchi a ficha, assinei akelas 4 folhas, fiz meu horário e voltei pra casa com a consiência limpa pois tinha feito minha parte. No dia seguinte seria só ir pegar a assinatura do SAE.

Será?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home